Mensagens

A família em quatro gerações (pt_3)

foto
Texto Bíblico Gn. 2. 2.24 - Sl. 128. 4-6
 
INTRODUÇÃO
 
A família é muito mais ampla do que conhecemos. A família atual não é diferente da família do Antigo Testamento, sendo alterada apenas em alguns aspectos. A influência do contexto cultural às vezes pode mudar alguns aspectos, mas nunca a sua finalidade. Neste estudo nós vamos estudar a família em quatro gerações: a geração passada, a geração presente, a geração que está chegando e a geração que está passando. Nunca devemos esquecer que se hão temas que nunca perdem atualidade, sem dúvida um deles é a família. Essa instituição no fim do século XX sofreu profundas mudanças, aliás, ela sempre sofreu profundas mudanças e transformações ao longo de toda a história da humanidade, refletindo a nossa imagem de família.
Espero que ao longo de algumas segundas-feiras, os amigos e irmão poderão aproveitar e tirar alguns condimentos no que tange a família em todas as épocas.
 
Estudo de hoje:
 
III – A FAMILIA E A GERAÇÃO QUE ESTÁ PASSANDO
 
1.     A família da terceira idade
 
            Essa é a geração do exemplo, da dignidade, a geração conservadora dos bons costumes da igreja. Essa idade segundo a OMS – “Organização Mundial da Saúde”, começa entre os 60e 65 anos de idade; para os cientistas, ela começa aos 65 anos; para outros a aposentadoria deve ser o referencial para determinar a terceira idade. Porém, para mim, a terceira idade chega quando Sepultamos os nossos sonhos. É possível encontrar pessoas aos Cinquenta anos, já vivendo a terceira idade. Pessoas que por razões diversas deixaram de lutar pela vida. O envelhecimento, não é uma questão de idade cronológica, mas um estado de vida que determinamos viver.
            A vida é um presente de Deus. Viver ela é desfrutar de algo glorioso, contudo sabemos que vamos morrer, uma vez que há uma sentença para homem desde a queda do Éden, conforme o registro Bíblico de Romanos 6.23 “... Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna”.
            Eu não podia deixar de comentar com muito respeito esse ponto de nosso estudo, principalmente o que vamos descrever agora: Tenho visitado algumas pessoas considerada geração que está passando, e fico alarmado com que vemos de certos abandonos de pessoas idosos por irmãos de nossa igreja, parece impossível, mas existe em nossos meio pessoas que até se dizem obreiros, sentado no púlpito, e que vive uma vida digna e confortável, porem, os pais moram no fundo do terreno, em estado precário. Se fossemos analisarmos, o cachorro de estimação vive melhor do que seus pais.  Eu não estou escrevendo o que me contaram, mas sim o que vi no inicio do ano de 2005, em um domingo que sai para fazer certo trabalho. Não foi apenas um lar, mas vários. Há idosos filhos de membro de nossas igrejas, que se for denunciado para a assistência social, ou outro órgão, poderá até pagar por isso muito caro.
            A Bíblia sagrada, livro dos livros, nos da grandes lições, nos informando que os idosos devem ser trados com dignidade e respeito. Olha que expressão maravilhosa que Levíticos registra no capitulo 19. 32 “Diante das cãs te levantarás, e honra a face do velho, e terás temor do teu Deus: eu sou o Senhor”. Sabe o que é isso cãs? A bíblia na linguagem de hoje traduz assim: “Fiquem de pé na presença de pessoas idosas e as tratem com todo respeito”. Foi o próprio Deus que proferiu estas palavras, pois cabelo branco antes do uso da tinta era considerado honroso e digno de respeito. Uma verdadeira coroa: Provérbios 16. 31 “Coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da Justiça”. Cãs Símbolo de beleza: Provérbios 20. 29 “O ornato do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos, as cãs”.
 
2.     Essa é a geração que demonstra sabedoria
 
            A geração que está passando, é uma geração de entendimento e sabedoria. Negar isso é uma negligência: Jó 12. 12 “Com o idoso está à sabedoria, e na abundancia de dias, o entendimento”. Na acusação contra Jó, Eliú teve medo de levantar e falar porque era o mais novo, vejamos: Jó 32. 6 e 7 “E respondeu Eliú, filho de Baraquel, o buzita: Eu sou de menos idade, e vós sois idosos; arreceei-me e temi de vos declarar a minha opinião. Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria”.
            Não quero generalizar, mas a maior parte de nossa juventude, não respeita mais os idosos, mas os tratam com desdém, como pessoa sem valor. O que seria de uma igreja composta somente de família jovem? Uma igreja onde todos os pastores fossem jovens, sem nenhuma experiência ministerial e familiar no cotidiano? Com certeza essa igreja seria uma falácia. Pois ainda que existam muitos pastores jovens, mas sempre atrás deste há um ancião. Quando Deus chamou Moisés para libertar Israel do Egito, ele não era um jovenzinho inexperiente, já tinha aprendido a lição com Deus, e muito menos Arão.  Moisés já contava Oitenta anos, e Arão Oitenta e três anos Êxodo 7 .7. Moisés já tinha constituído família, conhecia o que era ter um lar, sabia o que era governar uma família. Muitas igrejas perdem suas estruturas doutrinarias e as vezes certos departamentos fracassam, por falta de família madura na liderança. Um jovem com dirigente da mocidade pode ter grande existo na organização, mas poderá fracassar quanto à autoridade de aconselhamento.
 
3.     Geração que está passando, é uma geração de destaque
 
            Segundo a Bíblia, os anciões sempre desempenhavam um papel de destaque. Biblicamente falando, o ancião é um homem velho, ou um idoso respeitável. Esses homens não eram descartáveis, ou desprezados, ao contrario, à bíblia e a história destaca o papel importante que eles desempenhavam. No caminho do deserto, Moisés foi orientado por Deus à escolher setenta anciões de Israel, para auxilia-lo, Números 11.16: “Disse o Senhor a Moisés: Ajunta-me setenta anciões de Israel, de quem sabes que são anciões do povo e seus oficiais; e trarás perante a tenda da congregação, e ali se porão contigo”. Na igreja primitiva, lá estavam os anciões, conforme Atos 14. 23: “E, havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejum, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido”. Com foi no Antigo Testamento e na igreja primitiva, assim devem ser recebidos, respeitados e considerados, todos aqueles que compõe a família que está passando, mandamento este deixado aos Efésios 6 .1-3 “Vós, filhos,  sede obediente vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai e atua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”.
 
4.     A viúva: A importância dessa geração que passa
 
As viúvas desde o antigo testamento, sempre foram alvos de zelo pelo o nosso Deus. Neste pequeno estudo vamos conhecer alguma coisa muito especial com relação às viúvas que podem ser úteis em nossas igrejas, uma vez que as mesmas não são pessoas comuns, mas que possuem um grande ministério que pode ser exercido na casa do Senhor Deus.
 
Continua...
 
 
Jaime Bergamim
 
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo.
 

 


Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br