Mensagens

Por que meu filho não me segue como exemplo?

foto
Essa pergunta já soou ao longo de séculos, porem sem uma resposta definitiva. Somo humildes em ter que admitir essa grande verdade que nem todos os filhos seguiram ou seguem o exemplo de seus pais.
 
Vejam os exemplos abaixo. Grandes homens de Deus, porem filhos que não serviram a Deus.
 
            "Mas os filhos dele não andaram em seus caminhos…" (1 Samuel 8.3). Todo pai já se desesperou alguma vez quando se deparou com as decisões ou comportamento de seus filhos. "Fiz de tudo o que pude para educá-lo bem, onde foi que eu errei como pai / mãe?". O fracasso faz parte da vida e da educação dos filhos, ninguém os educa com perfeição. Considere alguns exemplos bíblicos : Isaque teve um índice de fracasso de pelo menos 50\% com seus filhos Esaú e Jacó. Arão perdeu seus filhos Nadabe e Abiú, ao desobedecer eles suas instruções. O filho de Manoá, Sansão, não ganhou precisamente o prêmio de melhor filho… e Samuel, um profeta de grande estatura espiritual, viu seus descendentes recusarem seus exemplos e seus ensinamentos, e embarcaram em uma vida que não se baseou no exemplo do pai. Desde Adão, muitos filhos "seguiram seus próprios caminhos" causando uma grande dor a seus pais.
 
Então o que podem fazer os pais?
 
            Entenda que não é sua responsabilidade as decisões de seus filhos, eles escolhem livremente. Ao condenar-se, te desanimarás e isso restringi a sua capacidade de ser o pai ou a mãe que eles necessitam. Diz a Bíblia: "… a salvação vem do Senhor!" (Jonas 2.9). Ele é, quem salva e liberta – não você. Ore pelos seus filhos e os entregue a Deus. A ansiedade e a frustração fará de você um Pai desagradável e te impedirá de desfrutar seus filhos. Você não está feito para levar uma carga tão pesada, teu Pai Celestial deseja leva-la em teu lugar, assim entregue-a (1 Pedro 5.7). Lembre-os que Deus os ama mais que você. Ele deu seu único filho para salvar aos teus. Ele conhece seus corações e sabe como alcança-los para que se voltem a Ele. Por isso entregue seus filhos ao Senhor.
            A sociedade cristã fica de olho principalmente em filhos de obreiros, porque acham que filho de pastor é pastorzinho, o que é um grande engano. Como citamos acima, muitos homens de Deus que nos deixaram um legado de exemplo e trabalho, seus filhos não corresponderam aos seus exemplos. Os filhos de Samuel chegaram a ser rejeitados pelo povo. Na família de Isaque, de onde vinha à genealogia da benção feita a Abraão, saiu dois povos ou duas nações que são rivais até os dias atuais. Logo, criamos nossos filhos, educamos nos caminhos do Senhor, mas a escolha é pessoal, e o mundo muitas vezes tem grande influência nessa escolha os atraindo. No entanto não podemos desanimar, ou entrega-los definitivamente ao mundo. Oremos busquemos orientações sabias para que possamos resgatar nossos filhos para Jesus. Como pai e avó, incansavelmente oro a Deus para manter meus filhos e netos sob a sua proteção divina, pois quero entrar no céu com todos me acompanhando, sei que não será fácil, mas o Deus do impossível pode todas as coisas.
 
Não nos cansemos de interceder pelas famílias.
 
 
 
Jaime Bergamim
 
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo.
 
 
 

Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br