Mensagens

Do Namoro ao Casamento (pt_3)

foto
continuação....
 
TEXTO__ CANTARES: 2:7, 3.5, 8:4
 
INTRODUÇÃO:
 
            Um dos maiores perigos que estamos enfrentando é o chamado amor livre, e o sexo sem pudor e castidade, quando ser honesto é vergonhoso, como expressou Rui Barbosa: O HOMEM RI DA HONRA E TEM VERGONHA DE SER HONESTO. Por enfrentar tantos problemas com os nossos jovens e até mesmo casais em nossas igrejas, que são enganados pelo inimigo de nossas almas, tomei a atitude de escrever com respeito ao assunto: NAMORO NOIVADO E CASAMENTO.
 
 
 
III - FIDELIDADE DO NOIVADO PARA O CASAMENTO
 
a)    As Qualidades da Pureza dos Noivos
 
Cantares 4.12 – "Jardim fechado és tu, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada".
 
Fonte Selada
           
            Falamos logo no início deste ponto sobre as raposas; logo no início do versículo citado o rei Salomão começa a descrever sua amada como um jardim fechado. Esse jardim fala da beleza que sua querida e amada possui, porém quando ele fala de jardim fechado, vai muito além de apenas sua beleza exterior, fala sim de uma vida casta, cujo jardim não fora minado pelo colhedor de flores que não cultivava jardim para satisfazer suas fascinações por flores. A Sulamita era um jardim natural sem fraudes. As rapozinhas não tinha acesso a este jardim. Rapozinhas aqui se refere aos pequenos descuidos no namoro e que se estende também para o noivado. Ela não era dada ao namoro sem compromisso.
            Selo fala de garantia de qualidade que uma mercadoria tem; mercadoria sem selo é uma mercadoria ou objeto sem valor no mercado. Quando vamos comprar um objeto, principalmente quando se trata de eletrônico ou eletrodoméstico, ou roupas de marca, a primeira coisa que vamos verificar é o selo, muitas vezes chamado de etiqueta, caso essa mercadoria não possua o selo ela não tem o mesmo valor de mercado que a real, talvez seja a mesma tecnologia, mas não tem o selo, seu valor é rebaixado.
            O selo ainda fala de patriotismo, originalidade; como cidadão do céu, temos em nossas vidas o selo de Cristo, a sua santidade e a sua pureza, além do mais somos considerados a noiva do cordeiro, e como sua noiva não podemos violar este selo. A palavra de Deus afirma que não devemos entristecer o Espirito Santo o qual estamos selados para o dia da redenção, Ef 4.30; ainda em II TIM. 2.19 – "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade." Isso quer dizer sinal de reconhecimento ou uma marca. Para tirarmos outras conclusões pede-se ler II CO 3.2,3.
            Mercadoria sem selo é mercadoria usada, rebaixada de preço e colocada em liquidação.  Quando o moço ou a moça viola o e selo para matar sua sede puramente egoísta, perde as garantia da fidelidade, muitas vezes após o casamento, um não confia no outro e traz grandes desavença no casamento, se perdeste o selo, perdeste a garantia e seu  valor foi rebaixado.
 
Manancial Fechado
 
            Manancial fechado fala de água que mata a sede, ela era uma fonte mui desejada pôr Salomão, não era um manancial de águas contaminadas e nem uma fonte onde todos saciavam seus desejos ou sede de um amor puramente imoral. Quantas jovens são apenas objeto de uso, conforme vamos estudar logo a seguir.
 
 
b)    Amor Livre
             
            Um dos maiores problemas enfrentado com casais de noivos é o chamado amor livre, apesar de que o amor livre esta relacionado em ter um parceiro sem o mero compromisso para o casamento, porem aqui nos vamos abordar de uma forma mais simples voltado para noivos.
            Muitos de nossos jovens acham que por estarem noivos, terão toda liberdade para as práticas relacionada com a intimidade que está reservada para o casamento, acham que estão livres porque já fizeram compromisso para o casamento, quando na verdade isso é pecado contra Deus. O mundo pode até chamar os nossos noivos de antiquados por guardar a Santidade, e respeitar o seu noivado, porque o mundo não conhece a verdade.
            O amor livre, ou fora do matrimonio, tem um preço a ser pago que vamos chamar de AJUSTE PSICOLÓGICO: O ajuste psicológico é que faz e desfaz o matrimonio, o que uni ou isola o marido da sua esposa. Quando falamos do amor livre, estamos falando das relações sexuais fora do casamento e fora do plano de Deus, isso desajusta psicologicamente a vida do futuro casal causando lhe medo, pressões e temor que seu amado ou amada o abandone mesmo antes do matrimônio, ou que depois deste, seu cônjuge seja infiel e o abandone, tudo isso porque não soube esperar. A bíblia afirma que o salário do pecado é a morte - Rm 6.23. O Sábio Salomão diz "O Caminho dos perfeitos é intransitável" Pv. 13.15, no caminho do noivado Santo não pode transitar por ele a pessoa da imoralidade, da imprudência e do desejo próprio. Salomão ainda diz "O caminho do perverso é como a escuridão, nem sabem eles em que tropeçam" Pv. 4.19.
            As relações ilícitas, fora do casamento são naturais para a humanidade decaída e pecaminosa. Mas não é natural no propósito de Deus. Paulo diz que o homem natural não aceita as coisas do Espirito de Deus, porque são loucura e não pode entende-la porque elas se discernem espiritualmente - I Co 2.14 , nós temos a mente de Cristo I Co 2.15, se temos a mente de Cristo não podemos ter mente desajustada, antes iluminada pelo espirito Santo e trilharmos caminhos retos e  perfeitos. Segundo uma pesquisa nos Estado Unidos da América, um em cada três noivados é cancelado, não chega ao altar. Isto significa que cada cem noivados, Trinta são cancelados.
 
            Na próxima semana veremos o perigo que estão correndo os que praticam relações ilícitas pré-nupciais: "PORQUE NÃO EXPERIMENTAR O SEXO ANTES DO CASAMENTO?".
 
 
 
Pb. Jaime Bergamim
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo
 
 
 

Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br