Mensagens

Familia e a Terceira Idade (pt_1)

foto

Jó. 12.12 "Com os idosos está a sabedoria, e na abundancia de dias, o entendimento"

A Família e a velhice: A velhice é inevitável para todos nós, poderia até dizer que, feliz é aquele que vai ao lar eterno antes da terceira idade; mas seria isso realidade, quando abundancia de dias é benção do Senhor? A bíblia recomenda a obediência aos pais para que prolongue os dias na terra:

                       "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá." (Êxodo 20. 12).

Eis ai a razão para um viver sadio e vida prolongada; obediência. Durante esse nosso estudo estaremos falando sobre requisitos para uma boa velhice.

 

 

I. PREOCUPANDO COM A IDADE

No meu modo de pensar, a velhice chega quando sepultamos os nossos sonhos, isto é, pensamento da psicologia.

O que a sociologia diz da velhice: afirma que a velhice chega com a aposentadoria, quando são aposentados os sonhos para o futuro. No entanto, no pensamento das escrituras sagradas, ser velho é sinônimo de conselheiro, sabedoria e entendimento. Mas isso está mudando com essa nova geração tecnológica e informatizada; a geração da velocidade e da informação rápida. Somos desafiados a buscar conhecimentos todos os dias e a toda hora. Mas não é essa a verdadeira sabedoria e conhecimento que estamos falando, pois queremos continuar falando da sabedoria eterna que nós precisamos.

Conhecemos duas gerações na atualidade: a geração "Y" e a geração "X"

 

Vejamos os conceitos de geração "Y"

A Geração Y, também chamada geração do milênio ou geração da Internet, é um conceito em sociologia que se refere, segundo alguns autores, a corte dos nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da decada de 1970 até meados da decada de 1990, sendo sucedida pela geraçao Z.

Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Os pais, não querendo repetir o abandono das gerações anteriores, encheram-nos de presentes, atenções e atividades, fomentando a autoestima de seus filhos. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Acostumados a conseguirem o que querem não se sujeitam às tarefas subalternas de início de carreira e lutam por salários ambiciosos desde cedo. É comum que os jovens dessa geração troquem de emprego com freqüência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional. Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração.

 

Vejamos os conceitos de geração "X"

Geração X, também abreviado como Gen X, é o termo que se refere à geração nascida após o "Baby boom" (ver significado abaixo). Embora não haja acordo em relação ao período que a expressão abrange, ela geralmente inclui as pessoas nascidas a partir do início dos anos 1960 até o final dos anos 1970, podendo alcançar o início dos anos 1980, sem, contudo ultrapassar 1984.

Baby Boom é uma definição genérica para crianças nascidas durante uma explosão populacional - Baby Boom em inglês, ou, em uma tradução livre, Explosão de Bebês. Dessa forma, quando definimos uma geração como Baby Boomer é necessário definir a qual Baby Boom, ou explosão populacional estamos nos referindo.

"Baby boom": Em geral, a atual definição de Baby boomer, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, já que logo após a guerra houve uma explosão populacional. Nascidos entre 1943 e 1964, hoje são indivíduos que foram jovens durante as décadas de 60 e 70 e acompanharam de perto as mudanças culturais e sociais dessas duas décadas, como exemplo a Musica Disco.

Temos a terceira geração, a mais jovem: Geração Z é a definição sociologica para definir geração de pessoas nascidas de 19991 até 31 de dezembro de 1999.

 

1. Princípios básicos para uma boa velhice

a.       Princípio Social: Precisamos saber que a sociedade não está  muito preocupada com a geração "X", ou seja, com aqueles que estão velhos ou ficando velho. O retrato disso pode ser visto nos asilos abarrotados em péssimas condições para ser humano viver; esse é o primeiro quadro horrorizam-te quando pensamos na velhice.

b.      Não esquecer que o amanhã vai chegar: A maioria das pessoas são imediatista pesando somente no dia de hoje, no presente momento, e as vezes até torcem texto das escrituras para justificar a sua filosofia de vida e não se preocupar com o dia de amanhã. É verdade que a bíblia afirma que devemos olhar para as aves dos céus e para os lírios do campo conforme Mateus 6.26-28, mas isso não justifica que não devemos nos prover de algo para subsistência no futuro. Alem do mais existe uma diferença muito grande entre os pássaros e o homem; os pássaros são irracionais, enquanto o homem é racional e inteligente, a demais, a bíblia afirma que até as formigas preparam para do dia de amanhã.

"As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;" Provérbios 30. 25

Esses são dois principios sociais básicos que todos nos devemos conhecer, pois existem muitas pessoas que não se preocuparam com a idade, a velhice chegou e agora vivem de favores e até mal acomodados por que nunca preocuparam com a chegada de idade.

Moradia, casa própria para viver dignamente, deve ser prioridade na juventude, ou durante os tempos de bons empregos e salários, porque os filhos por mais amáveis que sejam nunca proporcionará o conforto que só o nosso lar pode dar.

 

2. Traumas psicológicos

Quando a velhice chega, muitos se sentem inúteis. Ao se aposentarem sentem inúteis e inválidos e se isolam como que a vida estivesse acabada, encerram a carreira profissional, e o que resta são apenas as lembranças de conquistas e proezas que nunca mais voltará. Saudade da infância, da adolescência e da juventude, faz reflexo em sua mente e começam a exigir vigor que não possuem. É nessa fase da vida que a velhice precoce começa a tomar conta do homem ou da mulher. Precisamos compreender que um dia teremos que enfrentar essa fase da vida como realmente ela é.

A alegria de ser sogro (a) avô (á), ou até mesmo bisavô (á), deve preencher o espaço que a vida jovem deixou vazia. A bíblia deixa bem claro, veja:

"A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais." Provérbios 17. 6

 

3. A estrutura familiar

A maior fonte de consolo para o final da vida, ou seja, encararmos a terceira idade é o dever cumprido na formação da estrutura familiar.

Salmos 133 afirma:

"Com bom e com suave é que os irmãos vivam em união".

Entre todos os principio que conhecemos, o principio da estrutura familiar, está em primeiro lugar.

A educação dos filhos, tanto na esfera social como religiosa, determina o acolhimento que teremos no futuro quando a terceira idade chegar. Família sem união, certamente nunca terão condições de proporcionar a felicidade para seus pais nessa última fase. A falta da estrutura família deveria ser o fantasma que todo pai de família deveria ter medo de enfrentar no futuro próximo.

Exemplo – Quando falamos de exemplo, estamos nos referindo a tudo que é referencial para os filhos.

  1. Vida conjugal dos pais – Pais que não deram bons exemplos de eternos amantes, onde as brigas são constantes, falta de respeito um para com o outro, certamente formará filhos agressivos aos seus próprios sentimentos que refletiram nos cuidados dos pais na terceira idade. Você nunca poderá exigir aquilo que nunca praticou, ou seja, nunca foi exemplo. O exemplo fala mais alto em tudo. Onde as palavras não consegue chegar, a voz silenciosa do exemplo chega e faz a diferença.
  1. Separação e divorcio – Esse é o clássico exemplo do lar dividido; pais que formam duas famílias consangüíneas diferente, certamente terão problemas na terceira idade. Esse fator é muito importante ser considerado quando se pensa em separação e divorcio, pois suas conseqüências serão inevitáveis, a lei da semeadura é real e a colheita e certa. Quando se pensa nos bem materiais que os pais possuem, as coisas ficam mais complicadas ainda. Pensar bem na estrutura familiar, pagar o preço e sacrifício do perdão, até mesmo quando a infidelidade conjugal vir a existir poderá ser a recompensa. O perdão é a essência da vida, o tônico da alma e o refrigério para o espírito. Conhecemos lares que se dissolveram por falta de perdão; coisa que depois de quarenta e cinqüentas anos de casados vieram a memória, e o casal passou a dormir em camas separadas ou até mesmo se separarem, por que não deram ouvidos ao conselho bíblico:

"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará."  Hebreus 13. 4

c.       Disciplina financeira – Outro monstro que apavora a terceira idade é o fracasso financeiro. Não estamos falando de acumulo de bens, mas sim de independência financeira; ser pobre não é exemplo de maldição, mas o controle financeiro é dever de todos. Saber viver com muito é costume, mas saber viver com pouco é a arte. Existem pessoas que nunca tiveram uma oportunidade na vida, mas que deram vida digna aos seus filhos dos quais os filhos se orgulham. Muitos pais investiram tudo nos filhos. Mães que trabalharam lavando roupas em tabuas de madeira quando a maquina de lavar era luxo de ‘tubarão’, para poder formar os filhos em medicina, advocacia, juízes e promotores. Pais que com mãos calejadas deixaram de comprar uma camisa, para poder comprar o uniforme escolar, o livro de doutrina do direito; esses pais são mais que bem sucedidos, são heróis dos quais os filhos se orgulham. O que estamos tentando dizer com a disciplina financeira, refere-se aqueles que nunca pensaram em si e no futuro dos filhos. Saber lidar com a disciplina financeira, nem sempre é ter muito dinheiro, mas saber fazer do pouco a multiplicação.

d.      Vida de fé – O que vida de fé tem a ver com a terceira idade? Tudo a ver. A bíblia fala de homens que dormiram no Senhor, farto de dias e em boa velhice. Fé é investir no futuro que não vemos, mas esperamos; fé é trazer à existência as coisas que não existe como se já existisse.  A fé nos faz encarar a terceira idade como uma vitória. Paulo no final de seu ministério afirmou "Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Desde a gora, a coroa da justiça me esta guardada, a qual o Senhor, o justo juiz, me dará naquele dia..." II Tm 4.7,8. Encarar a vida com realidade e sempre como vencedor, sabendo que outro dará continuidade ao nosso trabalho. Simeão esperava a redenção de Israel, ele e a profetiza Ana avançados de idade mantinha a convicção de ver o Senhor. Simeão ao pegar em seus braços o menino Jesus deu o brado da vitória "Agora, Senhor, pode despedir em paz o teu servo, segundo a sua palavra, pois os meus olhos viram a tua salvação" Lc. 2.29,30. Quando a fé ocupa o primeiro lugar em nossas vidas, viveremos a terceira idade como se ela nunca chegasse; sempre costumo dizer: vou ficar velho por fora, mas sempre jovem por dentro; isso no espírito.

 

Não perca a segunda parte deste estudo na próxima semana! Deus os abençoe.

 

 

Pb. Jaime Bergamim

 

 
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo

 


Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br