Mensagens

Famílias no Cenáculo.

foto

Texto Bíblico: Atos 1.13a – Atos 2.2

 
Quando toda família está no cenáculo, com certeza todas estão protegidas. Nós vamos conhecer bem de perto isso nesse estudo, quando lançaremos mãos de algumas palavra Gregas e Hebraica, para conhecermos porque os discípulos foram ao cenáculo para  esperar a promessa do pai quando disse: "Ficai em Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" Lc.24.49 b.
 
 
 
 
 
 
 
I – O QUE É UM CENÁCULO – LUGAR DE DESCANSO
 
Cenáculo tem significado de sala superior, aquela que fica em cima, logo então ele era construído sobre as demais dependências de uma casa para certo tipo de abrigo, conforme vamos conhecer agora.
 
Antes porem deixa me dizer; seja qual for o local da casa, o importante é que tenhamos cenáculo em casa. Quem sabe hoje o seu cenáculo fica no quarto, na sala de visita, sala de estar, ou até mesmo num cantinho do seu escritório. Quando falta lugar, até banheiro se torna lugar de oração. O importante é colocar toda a família no cenáculo.
 
1 - Cenáculo é lugar de descanso de reis.
 
Lugar de descanso: Esse termo no hebraico é Aliyah, que significa lugar alto.
 
II Rs. 1.2 "E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu". Não fique na janela, não fique espiando pelas grandes, o chefe de família precisa estar no centro do cenáculo.
 
II Rs. 23.12 – Josafa: "Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz". Lar que não tem o altar do Deus verdadeiro, precisa derrubar o Altar do deus estranho, e colocar o de Jeová.
 
I Cr. 28.11 "E deu Davi a Salomão, seu filho, o rico do alpendre com as suas casarias, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos". Transmissão de uma herança que não faltou o cenáculo
 
2 – Cenáculo – Lugar de encontro
 
- Comer juntos: Mc. 14.15 "Ele vos mostrara um grande cenáculo mobiliado e preparado; preparai-a ali".
 
Lugar de compartilha sentimento: Em Mc. 14.17-26 encontramos Jesus compartilhando com seus discípulos os sentimentos de uma traição que estava à vista.
- Os discípulos começaram a se entristecer – V. 19;
- Jesus faz uma despedida de sua família ministerial no Cenáculo;
- Ofereceu o pão, representado a sua carne;
- Oferece o vinho, representando seu sangue.
 
Esses dois últimos elementos não podem faltar no cenáculo da família, pois:
- O pão que representa o alimento espiritual, representado pela palavra;
- O vinho representando a alegria do Espírito Santo.
Se tem cenáculo, não falta a palavra como alimento, e não falta o vinho representando  a alegria do Espírito Santo no lar ou na família. Vá para o cenáculo, coma o pão e beba do vinho, compartilhe seu sentimos familiares. Você não terá muito tempo para ficar com sua família, seus filhos vão crescer e casar, porem levará consigo o que aprenderam no cenáculo, e transmitiram aos seus filhos (A verdadeira família endógama).
 
3 – Cenáculo lugar de oração e meditação
 
A segunda palavra Gr. Uperoon que se encontra registrado no capitulo de Atos. 1.13.14 "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e suplica" v.14.
 
Atos 9.36.37, referindo se ao falecimento de Tabita, traduzido por Dorca "v.37b Diz: Tendo ela enfermado morreu, sendo lavada, a depositaram num quarto alto". Tem lugar melhor para se fazer uma reflexão da vida, ou meditar na vida como ela é, mais do que num velório? Eis ai uma das grandes necessidades do cenáculo.
 
 
II – DOIS LUGARES DISTINTO NO LAR QUE A FAMÍLIA PRECISA
 
Costumeiramente, as casas entre os povos judeus tinham dois compartimentos de grande importância para o nosso estudo em família nesta oportunidade: Lugar de inverno e Lugar de verão
 
Todas as famílias têm seus altos e baixos, seja ela uma família rica, seja ela uma família pobre, seja ela negra ou clara; todas elas têm esses dois períodos, e se elas não tiverem os dois lugares na casa chamado de lugar de inverno e lugar de verão, estarão fadados ao fracasso.
 
Cunho histórico:
- Nas casas hebreias, os cenáculos eram cobertos com telhado plano;
- Nas estruturas gregas e romanas, o cenáculo fazia parte do andar superior de uma casa.
 
Entre os judeus era feito a seguinte associação: O inverno eles associavam ao interior da casa; o verão eles associavam ao ar livre.
 
Como isso se aplica ao cotidiano da família e seu lar:
No inverno o povo judeu usava o andar térreo para escapar do frio
 
a)      No tempo de frieza espiritual, ninguém, vai ao cenáculo:
     Muitos lares por causa do esfriamento espiritual já não vão mais ao Cenáculo do lar para a oração. Em muitos lares o cenáculo está empoeirado, é preciso voltar ao verão.
 
b)      No verão faz muito calor:
     Nessa época todos procuram o cenáculo, mas apenas para escarpar do imenso calor, para escapar das canículas do dia. Uma coisa que me chama atenção é a contração do Gr. Anà tèn gen, que quer dizer acima do chão.
 
Isso implica: a verdadeira família precisa está em um patamar de destaque:
a)      Acima das coisas deste mundo;
b)      O pai precisa ter visão das coisas longe;
c)      Visão espiritual para toda a família – Sl. 119.105 "Lâmpada para meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho."
 
A família precisa levantar o cenáculo espiritual, precisar sai do chão simbolizando as coisas desta vida que tem destruído muitas famílias, jogadas por terra. Chegou a hora de colocar a casa sobre a rocha, mas não podemos esquecer do cenáculo
 
 
III – CENÁCULO MOBILIADO
 
A palavra mobília tem conexão com a palavra hebraica Keli, que significa qualquer coisa feita, incluído aquilo que chamamos de móveis.
 
1- O que é um cenáculo mobiliado:
Há muitos lares que tem o cenáculo, mas ele está vazio.
- O cenáculo precisa estar mobilizado.
- Deus só pode usar um cenáculo mobiliado
 
Jesus foi celebrar a páscoa com seus discípulos no cenáculo mobiliado! Um lar sem moveis, é um lar sem valor, lar que não tem moveis com certeza não tem pão e nem vinho.
 
2 – Cenáculo mobiliado não tem espaço para o pecado:
O inimigo tem que sair pelas grades – Veja exemplo de Acazia: "Caiu pelas grades do quarto alto, isto é, do cenáculo e adoeceu". Família que sai do centro do cenáculo ao cair de lá fica doente.
 
3 – Quando o cenáculo está mobiliado o Espírito Santo se manifesta: Livro de Atos dos Apóstolos 2.2 "E, de repente veio do céu, um som, como de um vento veemente impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados".
 
Primeiro, encheu a casa.
a-      Outra coisa: Estavam assentados;
b-      Possivelmente eles estavam falando das grandezas de Deus, quando o som encheu a casa;
c-      Foram vista por eles línguas repartidas como de Fogo. Se foram vistas é porque estavam de olhos aberto.
 
Segundo, foram cheio do Espírito Santo.
 
4 – Cenáculo fala de festa:
 
Jesus marcou uma festa no cenáculo em sua casa. Deus deseja acabar com as brigas, a falta de união que existe em muitos lares; lares que a felicidade deu lugar a tristeza, cenáculos que se transformaram em salas vazias e empoeiradas.
-          O homem que leva o cântaro já está em direção do cenáculo;
-          Só pode haver festa se o cenáculo estiver mobiliado;
-          Quem tem mobília, tem ornamento, se não tem ornamento Jeová vai ornar com os ornamentos do Espírito Santo.
 
Se tem festa tem luminária, lá esta a família cristã reunida para um encontro com Espírito Santo.
-          No cenáculo nos temos visão de Deus
-          No cenáculo toda família se aquece sob o frescor do verão de Jeová.
 
CONCLUSÃO
 
Como é lindo quando podemos levar toda a família ao cenáculo. Ainda que isso nos custe caro por causa de filhos rebeldes, ingrato, mas mesmo assim devemos continuar com o cenáculo mobiliado, pois a qualquer momento Jesus fará festa nele. Amém, amém, amém!
 
 
 
Pb. Jaime Bergamim
 
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo - Colombo - 140805
 
 
 
 
 

 


Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br