Mensagens

A Família, os Meios de Comunicações e as Redes Sociais. (parte 2)

foto

Texto: Salmos 128; 11.3

 
Quais os benefícios que as redes sociais e os meios de comunicação têm trazido para as famílias seja ela cristã ou não? O que deveria ser uma benção está se transformando em maldição para muitos lares, e inescrupulosamente destruindo os alicerces das famílias e dos lares.
 
O nosso objetivo não é condenar o uso do mesmo, mas usar conscientemente para que os mesmos se tornem meios até para evangelização.
 
 
Acompanhe a segunda parte deste estudo:
 
 
II. Armas Usadas Por Satanás
 
1. As Propagandas Enganosas:
 
a. Sugestões tentadoras – Foi assim que Satanás derrubou o primeiro casal no Éden, oferecendo algo que era agradável aos olhos (Gn. 3.6). Mas nem tudo que agrada aos olhos é bom para o corpo, e o resultado foi a queda do homem e a entrada do pecado no mundo. 
 
Todos nós somos enganados pela oferta de R$ 1,99, e assim por diante. As vezes andamos quadra por causa de R$ 0,01. Satanás usa o que parece com tão pouca significância como o exemplo de uma arvore no meio do jardim.
 
b. Concupiscência dos olhos – Ela gera o descontrole, o gastos excessivos e dividas desnecessárias, o que chamamos de consumismo – Gastar mais do que o necessário. Todos nós somos consumidores, mas nem todas são consumistas.
 
O consumismo é o resultado da cobiça que leva ao fracasso e motivo de dores:
 
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores."  (I Timóteo 6 : 10)
 
Hoje, o sofrimento de muitas famílias é exatamente por se levar por propagandas enganosas.
 
2. Credito Facilitado:
 
Alem da propaganda enganosa propriamente dita, temos o crédito facilitado. Não são poucas as pessoas que hoje estão com a vida e até com o ministério em situação difícil por entrar por esse caminho que a propaganda do crédito fácil ofereceu.
 
3. Uso da Força Bruta:
 
A independência de Deus, poder da consciência e o pensamento positivo.
 
Os princípios cristãos passam a ser idéias ultrapassadas, e os valores humanos mais que o valor da verdadeira fé. Eis a razão de filhos rebeldes a pais e mães. Conquistaram uma falsa independência tanto da família quanto de Deus.
 
 
 
III. Prejuizos Causados Pela Rede Social
 
1. Roubam o Tempo da Familia:
 
A família não tem mais tempo para se reunir, cada um no seu canto. A comunicação deixou de ser oral para ser virtual no mundo da comunicação moderna, a comunicação de mesa não existe mais. O aconchego da lareira se tornou em quartos fechados nos Facebook, MSN e Skype. Veja o que disse o Salmista:
 
"A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa."  (Salmos 128.3).
 
Mesa tem sentido de comunhão. Jesus sentou a mesa varias vezes com seus discípulos, inclusive na ultima ceia. Mas quantas famílias não têm mais tempo para assentarem juntas. Seus tempos estão resumidos a frente de um computador entre uma refeição e outra, ou no final do dia de trabalho. O esposo não tem mais tempo para a esposa e muito menos para os filhos. A família do século XXI não tem mais tempo; o seu tempo foi roubado.
 
2. Trazem Ideias Impuras para Dentro do Lar:
 
A família passa a viver o que a rede social e os meios de comunicações ensinam, os valores são invertidos e o modo de pensar e agir fora  da conduta real que deveria reger os princípios cristão no lar. Cria apenas amizades virtuais e as verdadeiras amizades aos poucos são substituídas. Essa é a idéia do mundo moderno.
 
 
 
IV. Como nos Defender dos Males dos Meios de Comunicações
 
1. Mudanças de Habitos:
 
Comecem a mudar os hábitos rotineiros por novos hábitos, tais como horário de refeição, lazer, passeio, ginástica etc. Troque o horário da novela por outra atividade. Trocar um momento pelo outro é um bom remédio para driblar o vicio de certos programas. Hoje, o maior agente que insinuam a infidelidade conjugal, rebeldia de filhos e separações de casais são as novelas que sutilmente entra nos lares nos horários nobres.
 
2. Reunião com a Familia:
 
Devido a correria do dia a dia, muitas famílias tem dificuldades para se reunirem para uma boa conversa, e quando isso acontece é sempre na frente da televisão. Procure reunir a família distante desse aparelho, principalmente nos horários nobres (viciantes) que estam trazendo o mal ao seu lar. Somente assim estaremos tirando de diante de nossos olhos a concupiscência.  
 
3. Reavendo os Valores Perdidos – Lc. 15.8-10:
 
Não são as grandes percas que nos leva ao fracasso, mas as pequena coisas que não são percebidas. O texto do evangelho de Lucas acima citado, temos a mulher que perdeu apenas uma das dez dracmas que possuía. No entanto ela não se acomodou, mas buscou solução tomando algumas atitudes.
 
a. Acendeu a candeia – Sl 119.105 "Lâmpada para meus pé é atua palavra, e luz para o meu caminho"
 
Um lar sem candeia é um lar sem visão, é uma família em trevas, é uma família sem direção. Quantas famílias que por dar espaço aos meios de comunicações enveredaram pelo caminho das trevas, esqueceram do valor da candeia.
 
b. Azeite na candeia – Alem da candeia precisamos do azeite. Por descuido, as cinco loucas de Mt. 25.8, ficaram sem azeite em suas lamparinas. O azeite representa a presença marcante do Espírito Santo no lar. A lâmpada pode estar se apagando, mas quando o azeite começa subir pelo pavio, a luz rejuvenesce . Em muitas famílias o pavio da candeia está sufocado pelos meios de comunicações e redes sociais que ocuparam o tempo da família. 
 
Candeia acesa é alegria restaurada: Lc. 15.9 "Alegrai comigo, pois achei a dracma perdida".
 
c. Candeia acesa é visão restaurada
 
A mulher só podia varrer a casa se tivesse visão do espaço; logo, candeia acesa é visão restaurada. Visão que faz limpeza, e faz mudança, faz separação. Certamente para achar a dracma, a mulher separou os moveis. É tempo de fazermos separação entre o certo e o errado, entre o que é lícito e o que é permitido.
 
d. Santificação; o remédio para os males deste século
 
Santificar que dizer separar. Com isso quero dizer que devemos fazer separação entre aquilo que agrada a Deus e o que é uma afronta a ele. I Sm. 16.5 está escrito "Santificai-vos e vinde comigo ao sacrifício...".
 
A Santificação produz mudança: 
 
1. No nosso egoísmo;
2. No Nosso orgulho;
3. Na nossa falta de amor;
4. Na nossa falta de compreensão;
5. E na nossa falta de temor a Deus.
 
CONCLUSÃO
 
Compreender os mistérios ocultos que estão por traz dos meios de comunicações, a tão parecida inofensiva rede social, é quase que entrar em choque com a concepção de mundo da nossa sociedade moderna e virtualizada. Mas é necessário que levantemos um clamor em defesa da família contra essas armas que Satanás está usando para destruir inúmeras famílias. Estamos no amanhecer do século XXI; século da velocidade, do conhecimento e da troca de informação rápida. Despertemo-nos urgentes, ou não salvaremos muitos que marcham de passos largos para a eternidade sem Cristo.
 
Em muitos corações envolvidos com as redes sociais e meios de comunicações, há um vazio a ser preenchido, por isso buscar incansávelmente resposta para esse vácuo. Apresentemos Jesus a está nação, ganhemos as famílias e mudemos o rumo de nossa sociedade. "Jesus é a solução".
 
 
 
Pb. Jaime Bergamim
 
Bacharel em Teologia
Mestrado em Psicologia Pastoral
Pedagogo - Colombo - 100712
 
 
 
 

 


Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br