Mensagens

Família, benção ou maldição?

foto
I Sam. 2:12-36 
Se de imediato tivermos que responder essa pergunta, a maioria de nós dirá que família é benção, e estaremos corretos pois para isso Deus criou a família, para ser uma benção na vida dos membros dela. Ele confirma isso quando após os erros do ser humano que prejudicaram a família a partir do pecado de Adão e Eva, em que ambos começaram a se acusar; verificamos o assassinato de Abel pelo seu próprio irmão Caim; quando houve incerto cometido por Noé, etc. O Senhor então, chama Abraão para formar para si uma nação e Ele diz para Abraão: "...em ti serão benditas todas as famílias da terra". (Gn. 12.3). Por conta disso, alguns ponderando um pouco mais a situação talvez digam: depende da família, algumas são benção, outras maldição. É certo que a família foi instituída por Deus para ser benção na vida daqueles que a compõem, a começar dos cônjuges, que ao casar tornaram-se uma só carne, partindo para os filhos que têm nos pais a representação da proteção divina. Na família do sacerdote Eli, encontramos um exemplo bom para estudar. Vejamos algumas características dessa família. 
CARACTERÍSTICAS DE ELI COMO PAI: a) Negligente com relação aos pecados dos filhos, permitiu que eles crescessem e acostumassem com o erro (I Sm 3:13b) - "Seus filhos se tornaram execráveis, e ele os não repreendeu?; b) Honrava mais os filhos que a Deus (I Sm 2:29) -"...tu, por que honras a teus filhos mais do que a mim??; c) Resolveu conversar com os filhos muito tarde, quando já haviam consolidado sua maldade (I Sm 2.22-25); d) Já havia perdido a profundidade da comunhão com Deus pois o Senhor não compactua com o pecado (I Sm 3:1) - "...naqueles dias a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram frequentes?; d) Conformou-se com a consumação do erro e simplesmente esperou o castigo (I Sm 3.18b) - ?E disse Eli: É o Senhor; faça o que bem lhe aprouver". 
CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE ELI a) Cuidavam mais de seus interesses que das coisas de Deus (I Sm 2:12) - "Eram, porém, os filhos de Eli homens ímpios e não conheciam ao Senhor"; b) Roubavam as ofertas e agiam com violência (i Sm 2:16) - ?...hás de me dar agora, se não, tomá-la-ei à força; c) Eram adúlteros e prostitutos (I Sm 2:22) - "...se deitavam com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação" d) Não obedeciam ao seu pai (I Sm 2:25) - "Entretanto não ouviram a voz do seu pai...". Acaso poderíamos dizer que essa família era uma benção" A família de Eli foi maldição para o povo de Israel, foi maldição para o sacerdote Eli, foi maldição para seus filhos e, foi maldição para seus descendentes (todos morreriam jovens) I Sm 2.33b - "...e todos os descendentes da tua casa morrerão na flor da idade". 
A família foi criada pelo Senhor para ser benção: a) Aumentando o  poder da influência individual. Vemos que Adão sozinho cuidaria apenas do jardim (Gn. 2.15) - "Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e guardar". À família, Deus deu domínio sobre toda a terra (Gn. 1.27-28) - "Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; HOMEM E MULHER os criou. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a TERRA?. b) Como fonte de proteção uns dos outros (Neemias 4.13a) "então pus o povo por famílias, nos lugares baixos e abertos..."; (Neemias 4.14b) - "...e pelejai pelos vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa". c) Como lugar de respeito, amor e obediência (Ef. 5.22) - "As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos..."; (Ef. 5.25) - "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja..."; (Ef. 6.1) ?Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor"; (Ef.6.4) - "E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor". Se a família vive nos princípios do Senhor e da Sua palavra, ela é BENÇÃO. Entretanto, se segue o padrão da família de Eli, de desobediência, insubmissão, falta de amor e temor ao Senhor, neste caso ela é MALDIÇÃO para todos os seus membros e aqueles que com eles convivem. Como está a sua família? Existe carinho e intimidade entre pais e filhos, esposos e esposa? Quem tem maior influência na vida de seus filhos, você ou os amigos dele? Os membros da família têm a perfeita noção de respeito e obediência? Os membros da família servem ao Senhor e vivem nos seus caminhos? Existe interesse pelos problemas e sucessos dos demais? Existe diálogo entre os membros da família ou apenas críticas? Você se divertem juntos? Existe coerência entre aquilo que pregam e o que vivem? Existem limites e regras que devem ser observados? Existe excesso de proteção? Em sua casa é realizado culto de adoração ao Senhor? Você quer que sua família seja oásis de benção nesse mundo corrompido? Essa é a hora da decisão. Depende de você. Coloque Cristo como centro e referência da sua família.

Pr. Demilton Tosta 

Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br