Mensagens

Faça planos!

foto
Ao criar o mundo, Deus teve um plano maravilhoso que era glorificar o seu Santo nome. A vida e a eternidade são o alvo de Deus para Sua criação e como mordomo fiéis de tudo que Deus criou, precisamos estar atentos para a necessidade de administrarmos bem os recursos que Ele nos deu, principalmente o nosso tempo, para experimentarmos o melhor de Deus. 
Não adianta reclamar de resultados insatisfatórios se não avaliarmos o que fizemos para alcançar aquilo que desejamos. 
A Bíblia está repleta de textos que nos ensinam a importância do planejamento, da organização e nos mostra como Deus é organizado, com metas e alvos: 
1. Noé ? escolhido por Deus para ser uma testemunha. Deus colocou este projeto em seu coração. Foi mensurável com um propósito definido; 
2. Abraão ? chamado por Deus para formar um povo, cujo plano foi ?ser abençoado e ser uma bênção? ao seu povo e aos outros povos. O plano durou durante quatro gerações e durante 400 anos em que o povo de Deus viveu no Egito debaixo da escravidão. José foi um grande líder, com um propósito de Deus no Egito, bem como durante 14 anos em que foi usado grandemente por Deus como um grande estrategista ? ele fez um ?planejamento sábio?; 
3. Moisés foi um líder chamado e usado por Deus. Passou 40 anos na casa de Jetro, 40 anos no deserto com o povo de Israel. Caracteriza etapas que preparavam a caminhada. O episódio do conselho de Jetro é muito lembrado como exemplo de/para planejamento e organização do trabalho no Reino de Deus; 
4. Josué foi um grande estrategista, que liderou o povo no cumprimento do propósito e da promessa de Deus para a ocupação das terras da promessa; 
5. Davi caracteriza a etapa onde o povo de Israel se estabeleceu e teve paz; 

6. Neemias é um personagem que marca a época da reconstrução do muro e da volta do povo a sua pátria. O livro de Neemias retrata um propósito específico do plano e da fidelidade de Deus. Ele mesmo foi um planejador e desenvolveu um plano com etapas para alcançar as metas propostas; 
7. O silêncio de 400 anos (período inter-bíblico) caracteriza o propósito de Deus para que a Mensagem de João Batista tivesse repercussão fosse impactante; 
8. O Senhor Jesus Cristo, realizou a sua missão durante três anos, segundo a visão completa de Deus, trazendo valores e princípios que jamais podem ser mudados. Estes servem para refletir um planejamento para a atualidade ? O que queremos e o que devemos? 
9. Na Igreja Primitiva, propriamente em Atos dos Apóstolos, percebe-se uma visão muito clara do propósito de Deus e as metas para alcançar ? tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At 1.8). O livro desenvolve a estratégia a ser realizada durante a segunda metade do primeiro século da era cristã. O primeiro item do planejamento estratégico da igreja primitiva era a compaixão e o amor pelas pessoas. Sua estratégia era se aprofundar na doutrina, ter comunhão, orar, ajudar os necessitados e louvar a Deus (At 2.42-47). O apóstolo Paulo teve um ministério com a visão estratégica de alcançar os confins da terra. O evento de Atos 6 mostra a necessidade de planejamento e nova organização. É marcante o planejamento que fazem. 

Provérbios 21:5 diz ?Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.?
Ponha os seus planos nas mãos de Deus. Jesus nos ensina em Mateus 6:34 ?Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.? 
É importante também usar a ajuda de conselheiros quando planeje. A Bíblia diz em Provérbios 15:22 ?Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem.? 
Não podemos esquecer que planejar cuidadosamente inclui submissão a Deus. A Bíblia diz em Tiago 4:13-16 ?Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas agora vos jactais das vossas presunções; toda jactância tal como esta é maligna.?  
Algumas considerações bíblicas que remetem a ações de planejamento: 
Assentar-se e calcular/planejar (Lc 14.28-33). ;Ser fiel e alcançar o propósito (Lc 12.42-48; 8.18);Reagir diante da necessidade e crise (Lc 16.1-8);Parábolas que remetem a consciência de desenvolver com cuidado e zelo o Reino de Deus, muitas vezes com caráter de negócio (Mt 13.44-45). 
Planejar e aproveitar as oportunidades (Mt 25.14-30).

Aprendamos com a Palavra de Deus a planejar e confiemos que Deus sempre ?tem pensamentos de paz a nosso respeito?(Jr.29.11) e jamais esqueçamos dos conselhos do sábio Salomão em Proverbios 16.1-3:? Ao homem pertencemos planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.

Pra.Geysa Carneiro
geysacarneiro@gmail.com


Outras Mensagens

Lista Completa

Templo


Rua dos Eucaliptos – Nº 732 – Jardim Eucaliptos – Colombo / PR – CEP 83408-485
Fone: (41) 3055-1922 | contato@adcolombo.org.br